Publicado: 10/07/2018 Atualizado por última vez: 11/07/2018

Entenda por que a comanda eletrônica pode ser a solução para seu negócio

Seu restaurante oferece atendimento otimizado? Não? Então nós precisamos falar sobre sistema de comanda eletrônica! Confira o artigo que preparamos para você.

Rafael Vargas Del Frari

Publicado por:Rafael Vargas Del Frari

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Na era da instância, os consumidores desenvolveram grande senso de urgência e já não querem perder tempo com processos que poderiam ser automatizados, e isso não é segredo para ninguém.

Com isso, empresas dos mais variados segmentos de mercado tem visto a necessidade de se adaptar aos hábitos de consumo dos seus clientes, que cada vez mais, buscam por soluções rápidas e práticas.

Mas, como um restaurante pode se adaptar às atuais exigências do mercado? Uma solução que faz grande diferença no seu relacionamento com o consumidor é a adoção do sistema de comanda eletrônica.

Nesse artigo você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre essa tecnologia, portanto, continue lendo para descobrir o que é, quais os benefícios desse sistema e principalmente como escolher o sistema mais apropriado para o seu negócio. Acompanhe:

Afinal, o que é uma comanda eletrônica?

Ao perceber a necessidade de acelerar processos, restaurante, bares e lanchonetes, aderiram a um modelo diferenciado de atendimento, a comanda eletrônica, que, nada mais é senão o uso de cartões codificados para registrar os pedidos dos clientes.

A maneira tradicional de atendimento ao cliente em restaurantes funcionava mais ou menos assim: 

 

processo de consumo do mercado

 

A grande questão do atendimento tradicional é que, todos os processos realizados pelo cliente dentro do estabelecimento necessitam do intermédio do garçom, o que exige muito tempo e esforço de uma só pessoa, e isso muitas vezes gera confusões e erros graves no processo de atendimento.

O uso da comanda eletrônica nos restaurantes é a chave para um atendimento diferenciado, isso porque, o processo de compra do cliente se torna mais prático e interativo, além de reduzir as chances de erro e direcionamento de esforços em funções que podem ser automatizadas. Veja abaixo como funciona o atendimento com o sistema de comanda eletrônica integrado:

 

Processo de compra

 

Agora, que tal entendermos mais a fundo os benefícios que você deve esperar da integração desse sistema para o seu restaurante?

Quais benefícios devo esperar de um sistema de comandas eletrônicas?

O sistema de comandas eletrônicas têm revolucionado o atendimento de restaurantes de todo o mundo, e acredite, não é à toa que essa tecnologia tem se tornado tão popular entre o setor alimentício.

Uma série de benefícios destacam-se para as empresas que adotam essa metodologia de trabalho, separamos alguns que melhor atendem às necessidades dos restaurantes, acompanhe:

Agilidade nos processos

Através da comanda eletrônica processos que anteriormente tomavam muito tempo, tanto do garçom quanto do cliente, se tornam automáticos, como a realização de pedidos. Isso gera uma praticidade imensurável para o relacionamento garçom e cliente.

Redução de erros

Com o fluxo tradicional de atendimento ocorrem erros frequentes, como quando o garçom anota o pedido errado ou a cozinha tem dificuldade em interpretar as anotações da comanda.

Erros como esses reduzem a credibilidade do estabelecimento em relação ao seu cliente, porém, como culpar alguém? Aquela imensidão de papéis anotados à mão com letras, muitas vezes completamente ilegíveis devido a pressa para cumprir a demanda, muitas vezes gera uma enorme confusão entre os setores internos do restaurante, e isso é muito comum!

Com o uso das comandas eletrônicas, o atendimento se torna mais ágil e completo e de quebra os erros são reduzidos. Além disso, você aumenta a credibilidade e eficiência do seu negócio, e também reduz os desperdícios de tempo e esforço.

Integração de setores

Sistemas de comandas eletrônicas, em geral, integram 2 setores cruciais para o bom funcionamento de um restaurante: cozinha e caixa.

Mas, hoje já é possível encontrar alguns sistemas que integrem também as mesas, ou seja, o sistema está disponível também para o acesso de seus clientes, que podem realizar pedidos, solicitar o garçom, acompanhar a comanda e solicitar a conta.

Controle de produção e fluxos

Uma das grandes vantagens da automação de comandas é a possibilidade de controlar a movimentação dos seus clientes, o fluxo de caixa, a velocidade de produção e os demais setores. E melhor: quanto mais integrado é o sistema que você implementar no seu restaurante, mais completas serão as informações que você poderá acessar de qualquer lugar.

Maior interatividade com o cliente

Hoje é possível encontrar uma série de sistema de comandas eletrônicas, porém uma características que poucos apresentam é a de proporcionar interatividade do cliente com o seu restaurante.

Quando se permite a participação do cliente nos processos de sua compra, você conquista confiança e credibilidade, além disso, reforça a redução de erros, uma vez que o próprio cliente poderá realizar seu pedido utilizando a tecnologia oferecida pelo restaurante, acompanhar os itens adicionados à sua comanda e solicitar o garçom - e tudo isso através de um smartphone ou tablet.

Bônus: 3 dicas para escolher um sistema de comanda eletrônica eficiente

Num mercado amplo como o de sistemas para o setor alimentício, estar convicto da escolha que será tomada é indispensável para as empresas que visam realizar um bom investimento.

Pensando nisso, separamos 3 dicas para te orientar no momento da aquisição de um sistema adequado para o seu estabelecimento. Acompanhe:

1. Busque por soluções completas

É muito importante que o sistema que você irá implementar no seu estabelecimento ofereça uma ampla cartela de funções concentrada em uma só ferramenta, isso reduz os custos operacionais do seu sistema de produção e facilita o controle dos dados necessários para análise dos fluxos e demandas do seu restaurante.  

Quanto mais integrações entre os setores de produção, melhor será o desempenho e otimização dos seus processos.

2. Analise a qualidade do sistema cautelosamente

De nada adianta encontrar um sistema que tudo faça mas nada resolva, não é mesmo? Pois saiba que isso é muito comum!

A desorganização dentro de um sistema de comandas eletrônicas pode gerar um caos tão grande quanto o de não implementar nenhum. Por isso, antes de contratar um sistema para o seu restaurante, é interessante realizar uma criteriosa avaliação no produto em oferta.

Alguns pontos de avaliação são:

  • Organização visual dos fluxos

  • Usabilidade do sistema interno

  • Integração entre setores

  • Relatórios oferecidos

3. Seu cliente deve ser prioridade, sempre!

Uma boa maneira de oferecer qualidade máxima para o seu cliente é através da adoção de um sistema de comandas que integre ao máximo a participação dele no processo de compra, permitindo que ele visualize o menu, realize pedidos, controle sua comanda e solicite a presença do garçom.

A solução escolhida pelo seu negócio deve também proporcionar uma boa experiência de compra para seu usuário.

Prefira um sistema que integre o smartphone ou tablet do seu cliente e que disponha de uma interface amigável e prática, garantindo a qualidade do atendimento de seu cliente e fazendo com que ele se sinta satisfeito e confortável em retornar ao seu estabelecimento.

Conclusão

Sem dúvidas a implementação de um sistema de comandas eletrônicas é a chave para revolucionar sua maneira de atendimento aos clientes. Maior qualidade e agilidade em atendimento, como você pode ver, são apenas alguns dos benefícios oferecidos por essa tecnologia.

É necessário atentar-se em alguns detalhes no momento de adquirir um sistema realmente adequado para o seu negócio, porém, nenhum bicho de 7 cabeças, não é mesmo?

Nesse artigo nós vimos o que é, como funciona e o que se deve esperar de um bom sistema de comandas eletrônicas no seu negócio.

E você, já sabe qual sistema irá implementar no seu negócio? Não deixe de testar o sistema que a Touch Chef tem a te oferecer.